EFICIÊNCIA X EFICÁCIA X EFETIVIDADE
Você sabe a diferença entre esses três conceitos? O desafio é fazer mais, melhor e com o mesmo recurso.
Para se manter competitivas, empresas almejam performar, ou seja, atender dentro dos prazos, com menor custo e em conformidade com o que foi acordado com o cliente.
Aqui vale aquele famoso bordão: fazer mais, melhor e com o mesmo recurso. Mas como fazer isso? Vejamos qual caminho precisamos percorrer.
Após mapear seus processos, é fundamental aplicar em toda organização os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade.
Estes conceitos são distintos, porém interligados. Para algumas pessoas são considerados iguais, mas essencialmente possuem significados completamente diferentes, pois uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência (e vice-versa) – e, em relação ao conceito da efetividade, pode-se considerar como a prática da junção da eficácia e eficiência.
Vamos entender melhor como isso funciona?
Eficiência | Eficácia | Efetividade |
Custo | Resultado | Impacto |
Fazer corretamente | Fazer o que deve ser feito | Fazer corretamente o que tem que ser feito |
Usar produtivamente os recursos | Capacidade de atingir os objetivos | Transformar a situação existente |
Custo-Benefício | Cumprir metas | Mudança e desenvolvimento |
Mínimo de perdas/desperdício | Realizar o que foi proposto | Relação entre a produção e capacidade de produzir |
Conforme podemos observar no quadro acima, a eficiência está relacionada diretamente ao custo. Para aumentá-la, as empresas analisam detalhadamente os processos com mensuração dos recursos e resultados, procurando obter ganhos adicionais. Melhora-se a eficiência otimizando continuamente operações, com o mínimo de recursos, sejam eles humanos, financeiros, materiais ou de tempo.
Para a gestão é muito importante ser competitivo em termos de eficiência. Se uma empresa é mais eficiente do que os seus concorrentes, ela consegue normalmente produzir a custos inferiores e ter maior ganho. Além disso, obtém um grande nível de consistência da sua produção, ou seja, produz produtos homogêneos e perfeitos, o que conduz a um aumento da satisfação dos seus clientes.
Já a eficácia está relacionada diretamente ao resultado: fazer o que deve ser feito, realizar o que foi proposto e cumprir metas.
Vejamos: se uma pessoa passar o dia ocupada no trabalho, resolvendo vários problemas de maneira ágil, mas a tarefa competida a ela não contemplava a resolução desses vários problemas, o que resultou em deixar algo sem fazer, então ela não foi eficaz, pois não fez o que deveria ter sido feito dentro de sua atribuição.
Já a efetividade diz respeito ao impacto. Assim, a gestão eficiente e eficaz está relacionada à capacidade administrativa de produzir o máximo de resultados com o mínimo de recursos, energia e tempo, exigindo o planejamento e o gerenciamento dos recursos humanos, dos materiais e dos recursos financeiros de forma efetiva.