VOCÊ SABE QUEM É O SEU CLIENTE?
Entender e conhecer o cliente é a chave de qualquer negócio. Parece óbvio, mas muitas empresas não sabem ao certo quem são seus clientes.
E quando dizemos isso estamos nos referindo a conhecê-lo profundamente: seus hábitos, desejos, vontades e, principalmente, o que buscam ao comprar seu produto.
Você sabe quem é seu cliente?
Como saber quem é seu cliente?
Dica: toda empresa tem um cliente chamado “ideal”. Mas como podemos identificá-lo?
O Perfil de Cliente Ideal (PCI) é uma ferramenta de identificação estratégica do cliente alvo. Nada mais é do que uma forma de determinar, de maneira clara, que cliente procuramos e por que ele é ideal para a solução que oferecemos, além de auxiliar na definição de negócio da empresa.
Método para definir o Perfil de Cliente Ideal (PCI)
A: Escolha entre três e cinco clientes atuais
B: Quais são suas principais características?
São homens ou mulheres?
Qual a faixa etária?
Qual a faixa de renda?
Qual a localidade?
O que eles compram?
Quais as condições de pagamento mais utilizadas nas suas negociações?
C: Qual é o problema desse cliente e como você contribui para solucioná-lo?
– Quais desafios existem e como sua empresa ajuda a resolvê-los?
– Quais são os produtos ou serviços que saciam seu desejo de consumo?
D – O que seus clientes mais valorizam na sua empresa?
Se o seu cliente for uma empresa, as questões a seguir são um estímulo nesse sentido para captação de clientes B2B (business-to-business):
Qual o porte das empresas que você prefere trabalhar?
Elas possuem em média quantos funcionários?
Em qual o segmento de mercado elas operam?
Quem especificamente estará comprando seus produtos ou serviços e qual sua posição dentro da empresa?
Onde essas empresas estão localizadas?
Qual é o diferencial oferecido pela sua empresa?
Que tipos de organizações serão atraídos por esse diferencial?
O que seus melhores clientes possuem que você gostaria de replicar?
Quais dos seus clientes existentes foram os mais fáceis de converter?
Quais as similaridades entre eles?